A chegada e o prolongamento da pandemia têm trazido desafios para todas as empresas. Mas quando estamos diante de uma crise econômica, precisamos enfrentá-la com criatividade e conhecimento.
Antes de tomar qualquer decisão drástica, vale à pena observar quais outras soluções estão disponíveis para melhorar as finanças da empresa a curto e longo prazo. Confira a seguir as dicas que selecionamos para melhoras as suas vendas e contornar a crise.
6 passos para impulsionar as vendas na crise
1. Reformule seu mix de produtos
Rever o custo-benefício dos seus produtos é algo que deve ser feito continuamente, mas principalmente em momentos de crise. É natural que as vendas sofram alterações e que alguns produtos que antes performavam bem tenham ficado mais caros ou sofrido uma diminuição nas saídas.
Por isso é necessário estar sempre atento ao custo de produção e ao lucro de cada produto do seu mix. Se determinado produto tem um custo alto e não está vendendo bem, você pode avaliar se vale a pena deixá-lo de lado por um tempo ou cortá-lo de vez.
Já os produtos que vendem bem, mas têm uma margem de lucro pequena, nem sempre vale à pena aumentar o preço sob a pena de perder vendas. Avalie se você pode alterar o processo de produção para reduzir custos e desperdícios sem interferir na qualidade.
Ter essa percepção sobre o financeiro da sua empresa é o que permite reduzir o impacto das crises. O momento exige análise de dados, criatividade e calma para tomar decisões. Às vezes colocar ordem na casa é mais eficiente do que realizar demissões que podem prejudicar a mão de obra e, consequentemente, a qualidade da produção e a satisfação do cliente.
2. Desenvolva um bom atendimento
Atender bem sempre foi uma maneira eficiente de fidelizar o cliente e muitas empresas fazem isso com diferencial. Você já ouviu a expressão WOW Factor? Isso acontece quando a marca surpreende o consumidor, fugindo do padrão engessado de atendimento, mostrando mais empatia e gerando confiança.
Ainda que sua empresa não venda diretamente para consumidores finais, uma empresa de alimentos, por exemplo, tem um SAC e pode ter uma rede social ativa. São nesses espaços que você pode aproveitar a oportunidade para se aproximar do seu público e superar as expectativas de quem compra seu produto.
Imagine que um cliente entrou em contato para fazer uma reclamação e você além de contornar a situação, envia um brinde como forma de reconhecer a importância da satisfação dele para o seu sucesso. Um elogio ou crítica construtiva também merece a atenção da empresa.
Para ter um bom atendimento, é importante facilitar a comunicação direta disponibilizando canais diversos e respondendo com agilidade e empatia. Ouça as demandas do seu cliente, não ignore as oportunidades de surpreender. O mesmo vale para lidar com as empresas-clientes que revendem seu produto.
3. Valorize os clientes fidelizados
Em um momento de crise, pode ser ainda mais difícil e caro atrair novos clientes. Por isso, precisamos valorizar aqueles que já temos e fidelizá-los ainda mais. O bom atendimento é o primeiro passo, mas é possível também fazer outras ações para melhorar o relacionamento.
A depender do seu seguimento, você irá interagir com empresas e/ou consumidores finais. Mas em ambos os casos, você pode pensar em maneiras de oferecer ofertas exclusivas e opções de novos produtos que estimulem a recompra ou o aumento do ticket médio.
Mas para isso, é preciso conhecer muito bem o seu público, entender o que ele está passando no momento e quais são as suas necessidades. Assim como sua empresa está enfrentando desafios, ele também pode estar. Tenha a sensibilidade de observar o mercado e, se necessário, realize pesquisas.
4. Invista em presença digital
Com a pandemia, o uso das mídias digitais e da internet em geral se tornou ainda mais intenso. Afinal, com o distanciamento social as pessoas precisaram encontrar novas maneiras de se relacionar e muitos passaram a trabalhar da própria casa.
Como consequência, as empresas precisaram encontrar novas maneiras de mostrar suas vitrines e tanto o e-commerce quanto o delivery e as redes sociais se tornaram grandes aliados nas vendas. Como a venda online se tornou a única alternativa de compra para diversos consumidores, a tendência é que esse comportamento se mantenha a longo prazo.
Por isso, estar presente na internet, tendo seus próprios canais de comunicação, é muito importante para que a sua empresa seja vista. Avalie se é interessante para a sua estratégia ter um site institucional, um e-commerce, um delivery e em quais redes sociais o seu público está interagindo.
Mas tenha cuidado ao promover o seu produto nas redes sociais. Nesses canais, as pessoas estão buscando entretenimento e não querem ser interrompidas por ofertas como acontece na TV e no rádio. Por isso, fazer um marketing de conteúdo, entregando algo que agregue valor ao seu público, pode contribuir muito para a imagem da marca e a criação de um relacionamento forte.
5. Avalie o mercado e se adapte a ele
Rever o mix de produtos e alterar a estratégia de marketing tem uma relação direta com a avaliação do mercado. Essas mudanças dependem não só do que a sua empresa precisa, mas de como o mercado está se comportando e de qual a necessidade do seu cliente.
Em um momento de crise, é natural que o comportamento dos consumidores mude e, com isso, haja uma nova percepção da necessidade. Por isso, é preciso entender o quanto o seu produto é necessário para o público-alvo e como seus concorrentes têm atuado para atraí-lo.
Em qualquer época, ter um diferencial é importante para se destacar. Mas durante uma crise, essa pode ser a grande sacada que irá permitir a sustentabilidade do seu negócio. Isso pode ser feito através do mix de produtos, da estratégia de marketing digital e até de estratégia de marketing societal.
Caso a sua empresa tenha a capacidade de atuar em prol de alguma causa que condiz com os valores da marca, é uma maneira de fazer a diferença durante a pandemia e promover a imagem da empresa. Atrelar a sua marca a uma causa social ou ambiental pode impactar na percepção que o cliente tem da sua empresa e levar à identificação.
6. Invista na capacitação da sua equipe
Para fazer qualquer negócio crescer, é preciso investir em capacitação. Isso é ainda mais importante em tempos de crise, quando precisamos aprender a lidar com os problemas com criatividade e conhecimento técnico.
Por isso, vale a pena investir no desenvolvimento dos gestores para que saibam lidar melhor com o controle financeiro. Mas não deixe de lado a capacitação da equipe de operações, que cuida da qualidade do produto e está diretamente relacionada à satisfação dos clientes.
Aproveite a grande gama de cursos online gratuitos e privados para se especializar gastando pouco. E se você precisa de profissionais qualificados para atuar junto à sua empresa, vale a pena buscar por serviços de consultoria.
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