Como desenvolver uma boa Gestão de Pessoas

Ilustração gestão de pessoas

A Gestão de Pessoas compreende um conjunto de técnicas de Recursos Humanos (RH) que visa melhorar o desempenho dos colaboradores da sua empresa. A ideia central dessa gestão é a valorização das pessoas que compõem a sua equipe.

Quando seus funcionários estão satisfeitos com o ambiente de trabalho e são motivados, os resultados se tornam melhores. A consequência disto é a retenção de talentos e o crescimento constante da empresa.

Entenda a seguir:

  • quais são os problemas que podem surgir de uma má Gestão de Pessoas;
  • qual a importância de buscar a satisfação dos colaboradores; e confira
  • 6 dicas para fazer uma boa gestão na sua empresa.

Consequências da má Gestão de Pessoas

Pessoas que se sentem motivadas com o próprio trabalho terão uma maior produtividade, estarão mais dispostas a aprender e aceitar novas tarefas e terão um melhor relacionamento com os colegas. Consequentemente, esses profissionais estarão mais engajados no alcance das metas individuais e coletivas, o que irá levar ao crescimento da empresa.

Por outro lado, quando essas pessoas sofrem com conflitos por questões étnicas, de gênero ou mesmo pela necessidade de pedir licença maternidade, seu desempenho e relacionamento com colegas e superiores certamente será comprometido.

Outras situações como baixa remuneração, excesso de cobrança e de tarefas, falta de compreensão e flexibilidade dos gestores, exaustão por horas extras trabalhadas sem folga, más condições de trabalho, falta de recursos e afins podem prejudicar o desempenho e o bem-estar do colaborador. Com o tempo, ele pode se sentir desmotivado e desvalorizado.

Ao não ver propósito no próprio trabalho, essa pessoa pode ficar desinteressada e acabar se desengajando dos interesses da empresa. Quando isso acontece, é comum que os resultados sejam insatisfatórios, as tarefas entrem em atraso, haja faltas ao trabalho ou evasão de talentos.

Às vezes o problema é pontual e o gestor pode convidar esta pessoa para conversar, entender o que se passa e buscar soluções favoráveis para ambos os lados. Mas se o problema for coletivo significa que o modelo precisa ser repensado a fim de contornar os impactos gerados.

A cultura da empresa e a satisfação dos colaboradores

Desde o momento da contratação, é importante buscar pessoas cujo perfil condiz com os valores da empresa. Se o próprio funcionário não compartilha das ideias e entende qual é a missão e os valores da empresa, ele certamente não conseguirá entregar resultados de acordo. A incompatibilidade do perfil também pode impactar na motivação dos colaboradores, no trabalho em equipe e até no relacionamento e satisfação do cliente.

É por isso que ao realizar um processo seletivo, o setor de Recursos Humanos pode avaliar não só o currículo, entrevista e prova técnica, mas também o “fit cultural”. Esse conceito visa observar se o comportamento no ambiente de trabalho e as tomadas de decisão do candidato são coerentes com a cultura da empresa.

Mas para que a empresa cobre determinada cultura, ela também precisa alimentá-la, criando boas condições de trabalho e entregando aos colaboradores aquilo que deseja passar na sua imagem. E isso não se refere apenas a benefícios como vale-alimentação, vale-transporte, parceria com planos de saúde, escolas e academias, eventos de confraternização, além de bonificações e planos de metas e carreira.

Esses benefícios são importantes e são pontos fortes na atração de talentos, mas existem outros fatores que podem tornar a sua empresa uma referência em Gestão de Pessoas. É o caso de empresas que possuem home office, horas flexíveis de trabalho, igualdade salarial entre gêneros, diversidade étnica e cultural, inclusão de PCDs, condições de trabalho favoráveis a gestantes e lactantes, por exemplo. Empresas horizontais que incentivam a participação dos colaboradores no planejamento e tomadas de decisão também tendem a atrair e reter mais talentos.

Além de demonstrar respeito e valorizar os talentos, essa abertura para modelos de trabalho menos tradicionais e mais criativos pode contribuir para a geração de mais resultados. Isso porque o foco da empresa não será apenas a satisfação dos clientes, mas também dos seus colaboradores. Ou seja, os valores prometidos aos clientes e entregues através dos produtos e serviços são realmente praticados de dentro para fora.

6 dicas para fazer uma boa Gestão de Pessoas

  1. Conheça as expectativas

Para além do processo seletivo que irá selecionar perfis compatíveis com a cultura da empresa, é importante trabalhar outros pontos que irão motivar sua equipe a continuar fazendo parte dela. Para isso, o primeiro passo é conhecer as expectativas dos colaboradores com relação à empresa:

  • Quais benefícios são importantes para eles?
  • O que os faria se sentir valorizados?
  • O que gostariam de conquistar?
  1. Crie um plano de metas e carreira

Estabelecer metas e planos de carreira também são formas de manter a equipe engajada. Os desafios também provocam a saída da zona de conforto e estimulam o desenvolvimento. Para alcançar melhores resultados e ser recompensado, o colaborador irá buscar por mais conhecimento, interagir mais com o grupo e usar a criatividade para encontrar novas soluções.

  1. Crie uma cultura de feedbacks

Ainda que o resultado seja ou não alcançado, o feedback é muito importante para motivar e solucionar problemas. Seus colaboradores precisam ser reconhecidos pelo bom desempenho, ao passo que também precisam saber o que pode ser melhorado. É dessa maneira que eles saberão se estão no caminho certo e o que precisam fazer para crescer com a empresa.

  1. Tenha bons líderes

Para que os objetivos sejam alcançados, é preciso ter uma boa liderança, que dê o exemplo daquilo que deve ser feito, ao invés de apenas cobrar. Um bom líder precisa saber se comunicar com clareza, se relacionar com sua equipe com empatia, ter escuta e mente abertas e saber identificar e solucionar problemas com antecedência.

  1. Troque a competição por cooperação

Um ambiente de trabalho competitivo não é saudável. Por isso é importante que haja o incentivo ao trabalho em grupo. A importância e o talento de cada colaborador são reconhecidos e o time pode trabalhar em sintonia, impulsionando o crescimento uns dos outros. A cooperação também contribui para que haja o compartilhamento de novas ideias entre os profissionais e seus líderes.

  1. Invista em capacitação

Para que os colaboradores tenham recursos para oferecer um serviço de qualidade à empresa, é preciso investir na capacitação interna. Ao adquirir cursos e ferramentas, os colaboradores poderão se especializar, melhorando os resultados entregues e se sentindo mais valorizados.

Muitas vezes a capacitação não precisa acontecer fora da empresa. O compartilhamento de conhecimento entre cargos e setores pode ser enriquecedor e acaba fortalecendo os vínculos da equipe.

Estabelecer e alcançar metas são desafios na sua empresa? Aprenda a usar a estratificação para solucionar problemas.

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