Como o feedback pode contribuir para o alcance das metas

Dentro de uma empresa ou de um time, o feedback é uma ferramenta muito importante no processo de desenvolvimento de talentos. Ele nada mais é do que uma resposta que damos a colegas de trabalho, líderes e liderados, a respeito de suas ações, resultados e comportamentos.

Entre tantas possibilidades, o feedback pode ser utilizado para valorizar um talento, reconhecer algo bem feito, ensinar a forma correta de desenvolver as tarefas e melhorar o desempenho. O feedback também é muito importante para dizer ao colaborador o que ele precisa para evoluir dentro da empresa e atender a determinada demanda.

Logo, a empresa que cria uma cultura de feedbacks, cria um ambiente propício para o crescimento profissional e do negócio como um todo. Quando os colaboradores sabem o que está dando certo e o que precisa ser melhorado, o caminho até o sucesso das metas se torna mais claro.

Neste post, descubra qual a importância do feedback como uma ferramenta para alcançar as metas. Saiba também quais os tipos de feedback e o que você pode fazer para torná-lo parte da cultura da sua empresa.

Porque o feedback contribui para os resultados

Independente do tamanho da empresa, é preciso trabalhar pelos resultados para que haja crescimento. Para isso, sua empresa deve criar uma série de metas que irão guiar a equipe até o grande objetivo. Mas para que haja sucesso na trajetória, a equipe precisa estar engajada com a cultura da empresa e motivada a trabalhar pelo que acredita.

O feedback é uma ferramenta importante para melhorar o desempenho profissional e manter a motivação de todo o time. Com isso, seus colaboradores poderão identificar pontos de melhoria, traçar estratégias para crescimento pessoal e ter mais clareza sobre o que é necessário fazer para alcançar as metas.

Com uma comunicação que gere segurança e confiança, o time estará mais entrosado e se sentirá mais à vontade para propor ideias, tirar dúvidas e pedir ajuda. Haverá também menos espaço para ruídos de comunicação, pois todos terão abertura para compartilhar suas experiências e perspectivas, de forma honesta, respeitosa e empática. Assim, é possível reduzir conflitos e mal entendidos.

É por esses e outros motivos que o feedback deve ser utilizado na gestão de pessoas e inserido na cultura das empresas. Quando os profissionais estão satisfeitos e têm a oportunidade de crescer internamente, o crescimento da empresa será uma consequência.

Os três principais tipos de feedback

Feedback positivo

Quando um colaborador faz uma ação que gera resultados positivos para a empresa e a equipe, damos a ele um feedback positivo para reconhecer o que foi feito e incentivar que se repita. Por exemplo: o alcance de uma meta, a solução de um problema difícil, a proatividade em propor algo novo ou ajudar a equipe em uma tarefa importante.

Esse tipo de feedback é muito importante para nortear o colaborador, mostrando a ele que está no caminho certo. Desta forma, ele se sentirá motivado e continuará gerando resultados positivos, impactando no negócio.

Sem esse feedback, o colaborador pode não se sentir reconhecido e a desmotivação pode prejudicar o seu desempenho profissional. Acertar o timing (momento certo) do elogio é essencial para não perder a oportunidade.

Feedback construtivo

O feedback construtivo é uma continuação do feedback positivo. Nessa modalidade, você busca reconhecer o potencial do colaborador e guiá-lo para que possa evoluir dentro da empresa.

Isso acontece quando é enxergado no profissional a capacidade de desenvolver funções de maior responsabilidade. Além de pontuar quais foram os bons resultados que ele trouxe para a empresa, você também pode propor novos desafios.

Para isso, você pode explicar o que a empresa gostaria de aprimorar, de que forma ele pode contribuir e quais habilidades ou certificações são necessárias para que ele suba de cargo.

Feedback negativo

O feedback negativo é o mais delicado de todos e igualmente importante. Ele deve acontecer quando o colaborador cometeu um erro, não teve um comportamento adequado ou apresenta baixo desempenho.

Durante a conversa, é preciso ter muita empatia e profissionalismo, usando as palavras, tom de voz e expressão corporal adequados. O timing também é importante, pois quanto antes acontecer o feedback, maiores as chances de reverter a situação.

No feedback negativo, você deve explicar quais ações geraram esse impacto negativo e como isso pode ser evitado. Também é fundamental ouvir o colaborador para entender o que o levou a cometer o erro ou a agir dessa maneira, e buscar as melhores soluções para o problema.

Como realizar feedbacks na sua empresa

Clareza do feedback

Para que um feedback seja bem construído, ele precisa ter ao menos quatro elementos.

  • Contexto: relembra onde, quando e onde aquela situação citada aconteceu.
  • Objeto: identifica qual comportamento, ação ou resultado que desencadeou o feedback.
  • Impacto: explica qual o impacto gerado pela ação, comportamento ou resultado citado.
  • Expectativa: conclui a conversa deixando claras as expectativas para o futuro, seja de correções, melhorias ou aumento nos resultados.

Momento certo

É muito importante que você não demore a dar o feedback, pois tanto você quanto a pessoa com quem irá conversar podem se esquecer dos detalhes do ocorrido. Também é bom evitar se expressar no calor do momento, para não passar a impressão errada. É melhor, pensar bem a respeito antes de dar um feedback negativo, por exemplo.

Tom de fala

Fazer um elogio a alguém é mais fácil que fazer uma crítica, inclusive porque o colaborador pode ter dificuldade em assimilar o que está sendo dito. Por isso, é importante que tenha cuidado com o tom de voz e a escolha das palavras.

Evite também dar um feedback negativo sem trazer algo construtivo junto. Quando criamos uma relação de segurança e confiança, há mais chances da crítica ser entendida e recebida como algo que trará um retorno positivo no futuro.

Conheça outras técnicas que podem ser aplicadas na Gestão de Pessoas da sua empresa.

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