A Importância da Tomada de Decisão como rotina da Gestão

tomada de decisão na gestão empresarial

Por Juliano de Magalhães, Diretor Gestão para Resultados

Decidir é um processo que fazemos diariamente. Passamos o dia decidindo situações das mais simples, como o que comer no almoço, que roupa vestir ou até mesmo qual o melhor momento para decidir sobre algo. Há estudos que dizem que durante um dia tomamos cerca de 35.000 decisões, um número de certa forma surpreendente.

O que nos diferencia dos animais é o fato de que a gente tem sempre a dúvida. Acabei de me formar, o que eu faço? Troco de carro este ano? Já os animais não precisam determinar nada, eles apenas fazem.

Um exemplo é a andorinha que migraram sempre no inverno, ou a vaca que todos os dias faz o mesmo caminho para a sala de ordenha. Na verdade, o que queremos é ter a certeza dos animais.

Porém, em uma empresa as decisões acontecem de maneira bem diferente. Entenda a importância da Tomada de Decisão na rotina da Gestão.

A Tomada de Decisão em empresas

Para líderes e gestores tomar decisões é um dos papéis mais importantes no dia a dia das organizações. Elas podem ser tomadas de forma individual ou coletiva, para uma solução de problemas mais simples aos mais relevantes da organização.

Uma decisão de extrema importância tomada de forma errada poderá levar a consequências muito graves para uma empresa.

Por isso, sempre digo que um líder deve tomar decisões que levem para um caminho melhor. E isso quer dizer que pode acontecer do resultado não ser o que se esperava. Por isso, a posição de liderança tem grande responsabilidades, pois traz consequências maiores.

Como acontece a tomada de decisão

Em se tratando de um processo de escolha, a decisão só é possível quando eu tenho hipóteses para escolha, do contrário eu não decido. Para uma tomada de decisão eficiente deve-se passar por um processo de 6 etapas:

  1. Definir o problema;
  2. Coletar dados e informações;
  3. Analisar as alternativas;
  4. Escolher a melhor opção;
  5. Planejar e executar;
  6. Monitorar os resultados;

Perceba que o processo decisório é praticamente o modelo de gestão do PDCA.

As decisões são tomadas para sustentar as atividades do negócio. E, assim, garantir o bom funcionamento organizacional em todos os níveis da administração a fim de alcançar metas e objetivos pré-estabelecidos.

O processo decisório dentro de organizações é uma rotina e deve ser praticado constantemente. Estude bem os problemas antes de decidir, quanto mais entender melhor será a tomada de decisão.

E ai gestor, como anda seu processo de decisão? E sua gestão tem maturidade? Entenda a importância do diagnóstico de maturidade para sua empresa continuar crescendo.

Compartilhar