A importância do diagnóstico de maturidade para sua empresa

Como a gestão da sua empresa está se saindo? Sua empresa possui metas definidas e analisa os resultados? Você sabe o valor médio de seus produtos e os custos? Conhece o fluxo de caixa e o faturamento do mês?

Verificar a qualidade da gestão é fundamental para melhorar o desempenho do seu negócio. Afinal, todos os setores precisam estar em constante evolução para que a empresa atinja patamares maiores. Para verificar como se dá o trabalho de gestão que é aplicado o diagnóstico de maturidade.

Quando uma empresa é madura, seus processos e documentações são mais consistentes. Essa gestão tende a adotar metodologias e ferramentas que geram qualidade e proporcionam resultados. Uma empresa atinge um alto nível de amadurecimento quando esses processos estão alinhados ao planejamento estratégico.

Entenda o que é um diagnóstico de maturidade e qual a importância de fazê-lo na sua empresa.

O que é o diagnóstico de maturidade e qual sua importância

Em uma empresa que tem o propósito de crescer, o trabalho de todos os setores são avaliados, e isso inclui também a gestão. A maturidade da gestão nada mais é do que o nível em que a gestão se encontra.

É normal que a gestão comece com processos simples, pouco profissionais até, e vai evoluindo com o tempo. À medida que o modelo é colocado em prática, o gestor vai construindo conhecimento e aprimorando seu trabalho, aplicando na empresa o que aprendeu.

Assim a gestão vai se tornando cada vez mais profissional, os processos ganham padrões e são instituídos com mais rigor, e a qualidade surge como consequência desse trabalho. O que não é normal é parar no tempo, deixar de evoluir, de inovar, e assim, deixar de crescer.

Para uma empresa estar em constante crescimento, ganhar posição e reconhecimento no mercado, é preciso que as melhorias também sejam constantes. Quando há planejamento, estratégia e verificação, maiores serão as chances de atingir os resultados desejados.

Por isso é importante medir em qual nível de maturidade a gestão da sua empresa se encontra. Assim, será possível encontrar a origem dos problemas e buscar soluções para eles.

O diagnóstico de maturidade permite, inclusive, determinar práticas para desenvolver, organizar e consolidar o modelo de gestão mais eficiente para a sua empresa. Cada estágio exige competências diferentes e proporciona resultados eficientes. Ao aplicar a metodologia, a gestão pode evoluir, alcançando novos patamares.

Os 5 níveis de maturidade de uma gestão empresarial

Nível 1 – Ausência de processos gerenciais

Nesse estágio de maturidade, é observada a falta de processos bem definidos. Geralmente os processos até existem, mas não há padrões ou integração dos trabalhos. Cada colaborador atua à sua maneira, não há uma unidade, um fluxo eficiente.

E isso também pode resultar em falhas de comunicação, falta de dados importantes e atraso nas entregas. Por conta da falta de organização sistemática podem ocorrer erros. E desta forma, o gestor, por sua vez, terá dificuldades de observar o todo e conseguir identificar onde estão os gargalos.

Nível 2 – Gestão informal

Nessa etapa de maturidade, ainda que haja um modelo de trabalho, os processos não estão estabelecidos. A gestão é feita sem o aporte da documentação e sem uma cultura organizacional clara.

Desta forma, quando um novo funcionário é contratado, ele demora mais tempo para se adaptar à forma de trabalho. Pois as informações que ele precisa são passadas de uma maneira informal pelos próprios colegas de trabalho.

Ou seja, não é a empresa que possui padrões de processos, são os próprios colaboradores que instituem entre si a forma de trabalhar. E quando ocorrem modificações na equipe, aquele modelo de trabalho se perde, vai embora junto com quem saiu da empresa ou mudou de setor. E a empresa precisa se organizar novamente, perdendo tempo e produtividade.

Nível 3 – Adoção precária de documentação de processos

É nessa etapa que a prática de documentar os processos começa a ser implementada. Como consequência, começa a ocorrer uma padronização do modelo de trabalho, trazendo mais organização para a rotina da empresa.

No entanto, ainda falta que o gestor acompanhe e revise os processos, observando o que está dando bons resultados e o que ainda precisa melhorar Nessa etapa há também uma dificuldade dos colaboradores em aderir às mudanças, pois falta confiança e treinamento.

Assim, embora a organização esteja começando a fluir com a adoção de ferramentas de gestão, os ruídos na comunicação podem continuar sendo um problema.

Nível 4 – Processos coordenados e alinhados ao planejamento

Quando a empresa chega nesse nível de maturidade, muitos dos problemas já foram solucionados. Os processos foram implementados, os padrões foram documentados, os gestores já conseguem acompanhar e medir os resultados. E desta forma, é possível encontrar as falhas para solucioná-las.

Um outro diferencial é que nesta fase, os gestores conseguem não só reagir aos problemas. Eles passam a ser também proativos e criativos. Antes mesmo que os problemas aconteçam, eles já são identificados e contornados. E isso possibilita uma melhora na qualidade dos produtos e serviços.

Nível 5 – Gestão mais madura

No último estágio, os processos já estão consolidados e a gestão é otimizada. Quando a empresa já é madura, ela conta não apenas com conceitos metodológicos, mas também com ferramentas que permitem aplicar a Gestão de Qualidade no dia a dia. Isso traz mais praticidade e organização à rotina de trabalho.

O gestor também tem em mãos relatórios com dados consistentes que auxiliam nas tomadas de decisão com segurança. Nesse estágio, o gestor tem consciência do caminho que a empresa está trilhando.

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