O que é o ciclo PDCA e suas vantagens

Método PDCA

O Ciclo PDCA é uma metodologia que busca facilitar a tomada de decisões e o alcance das metas. São quatro passos que devem ser praticados continuamente a fim de melhorar a qualidade dos produtos e serviços, otimizando os processos, reduzindo custos e eliminando erros. São eles: (Plan) planejar, (Do) executar, (Check) checar e (Act) agir.

Criado pelo físico e estatístico Walter A. Shewhart, o Ciclo PDCA já existe há mais de 70 anos. Inicialmente o estudioso se inspirou no cientista Francis Bacon, pensando o controle de qualidade em indústrias em três fases: especificação, produção e inspeção.

A ideia foi aprimorada em conjunto com o físico W. Edwards Deming, a partir de 1938. Foi assim que o método, também conhecido como “Ciclo de Shewhart”, se tornou o que conhecemos hoje.

Entenda o que é o Ciclo PDCA, como aplicá-lo em sua empresa e quais as vantagens em adotar esse método na Gestão de Qualidade.

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O que é o Ciclo PDCA e como aplicar?

O Ciclo PDCA se popularizou na década de 1950 e ainda é considerado uma das melhores ferramentas de gestão. Essa metodologia é testada e aprovada, sendo utilizada como ferramenta na Gestão de Qualidade. Por conta da sua eficiência, o ciclo é aplicado inclusive em pequenas e médias empresas.

Por ser um ciclo, a primeira regra desta metodologia é que ela seja aplicada de forma contínua nas empresas, gerando efeitos de médio e longo prazo. Isso significa criar um planejamento (P), colocá-lo em prática (D), verificar os resultados (C) e tornar a agir (A), a fim de corrigir aquilo que deu errado ou precisa ser melhorado.

Confira a seguir como cada uma das quatro etapas são aplicadas em uma empresa.

Planejamento (Plan)

A fase de planejamento, ou seja, a criação de um Plano de Ação é o ponto de partida deste método. É nessa etapa que os objetivos da empresa devem estar claros, pois serão traçadas estratégias visando alcançá-los.

É muito importante que as metas definidas nessa etapa sejam realistas, levando em conta os recursos que a empresa possui, possibilitando seu cumprimento. Você também deve determinar o prazo final e os responsáveis por cumprir esse objetivo.

Os objetivos podem ser alcançar algo inédito ou resolver um problema, por exemplo. Para isso, avalie: o que é preciso fazer para alcançar essa meta? O que está impedindo o cumprimento dessa meta? Se há problemas, descubra a origem e pense em como contorná-los.

Execução (Do)

A segunda etapa coloca em execução o Plano de Ação, respeitando os prazos de entrega. Para que tudo aconteça como o previsto, é necessário que os colaboradores tenham profundo conhecimento da etapa em que estão inseridos.

Treine seus colaboradores para se adaptem às mudanças e incentive a integração e a boa comunicação. Quando o planejamento é claro para toda a equipe, menores são as chances de haver desentendimentos e erros.

Verificação (Check)

Ao longo do processo, o gestor utiliza de métricas pré-estabelecidas para avaliar o desempenho da equipe em cada etapa. O acompanhamento em tempo real permite a verificação rápida de falhas no cumprimento do Plano de Ação.

Isso é feito com um trabalho de interpretação dos dados, para avaliar a causa e as consequências daquele resultado. Quando o gestor está atento ao andamento dos processos, os erros podem ser corrigidos com antecedência, impedindo que haja o comprometimento do plano traçado.

Ação (Act)

Ao final do prazo, é necessário observar o resultados, analisando aquilo que foi feito e pensando no que pode ser melhorado. É com base nos relatórios que o gestor irá tomar decisões para melhorar a qualidade do produto ou serviço.

As decisões serão colocadas no novo planejamento, recomeçando o ciclo. A intenção é que os erros que aconteceram antes não voltem a se repetir. Dessa forma, a empresa vai evoluindo em seu trabalho, padronizando seus processos. Quanto mais qualificado foi aquilo que é entregue ao mercado, maior será a satisfação do cliente.

Vantagens do ciclo PDCA para a sua empresa

O ciclo PDCA é reconhecido como uma ferramenta da Gestão de Qualidade não é à toa. Seu propósito é o planejamento do processos que envolvem a empresa, a fim de padronizar o método de trabalho, o que resulta em diversos benefícios.

Quando se faz um bom planejamento, é possível prever possíveis falhas e pensar em soluções com antecedência. O pensamento estratégico, a visão do todo, a proatividade e a capacidade de comunicação do líder permitem reduzir erros e melhorar a qualidade.

Como consequência aumenta-se o engajamento da equipe e a produtividade, reduzindo os custos de produção. Afinal, serão menos materiais, mão de obra, recursos tecnológicos e tempo desperdiçados. Quando há qualidade, menores são as chances de haver retrabalhos.

Apesar de ter sido criado inicialmente com o foco em indústrias, o método não fica necessariamente restrito a esse modelo de empresa. O ciclo PDCA pode ser aplicado em diversos setores com a ajuda de ferramentas e soluções tecnológicas que tornam a gestão mais eficiente.

Esse modelo mental é tão eficiente que também é utilizado fora do ambiente de trabalho, aplicado no dia a dia.

Gostaria de saber mais sobre como adotar uma Gestão de Qualidade na sua empresa? Confira nosso guia.

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