O que é e como fazer a Análise SWOT da sua empresa

Para que uma empresa tenha sucesso no mercado e crescimento da receita todos os anos, não basta apenas prezar pela qualidade do seu produto ou serviço. Atentar-se à solução que você oferece ao cliente é fundamental, mas para chegar mais longe é preciso conhecer a fundo o seu próprio negócio, o público e o mercado.

Mesmo que seu produto seja hoje um grande diferencial, você precisa estar atento à concorrência e às tendências de mercado para trazer inovações, a fim de manter e gerar novas fontes de receita. Ao mesmo tempo, é importante entender como o seu público se comporta, o que ele busca em um produto e o que o motiva a comprá-lo.

Detalhes como estes são fundamentais para traçar o rumo da empresa e realizar um planejamento consistente. E o primeiro passo dessa longa jornada de estudos e pesquisas constantes é a Análise SWOT, também conhecida como FOFA em português.

Neste post, vamos te explicar qual o papel da Análise SWOT no dia a dia da sua empresa e como realizá-la.

O que é a Análise SWOT e porque ela é importante

A Análise SWOT, também conhecida como Matriz SWOT, foi criada nos anos 1960 por Albert S. Humphrey, consultor de negócios e gestão americano que atuava no Instituto de Pesquisa de Stanford, nos Estados Unidos.

O método é composto por uma simples tabela dividida por quatro caixas, cada uma destinada a uma letra da sigla SWOT. Essas letras representam os pontos que devem ser analisados a respeito da empresa. São eles: Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Com a tradução para o português, forma a sigla FOFA.

Com o método, os gestores conseguem avaliar quais são os diferenciais e os pontos que precisam ser melhorados, regidos pelos fatores internos; e quais as oportunidades do seu negócio e as dificuldades que enfrenta no mercado diante da concorrência e outros fatores externos.

Por mais que essa análise envolva conhecer e discutir diversos fatores que impactam no sucesso (ou não) da sua empresa, ela é muito simples e eficiente. E é justamente por ser tão fácil de realizar que a Matriz SWOT se tornou uma ferramenta de gestão tão popular e fundamental.

A ideia é que este método seja aplicado logo no surgimento da empresa e repetido sempre que houver necessidade, para avaliar como o cenário tem mudado. Assim, você e sua equipe conseguem criar metas e estratégias que levarão ao crescimento da empresa e à conquista de seu espaço no mercado.

Matriz SWOT

Passo a passo: como fazer Análise SWOT

Para realizar a Análise SWOT da sua empresa, é preciso avaliar tanto o ambiente interno (forças e fraquezas do seu negócio) quanto o ambiente externo (oportunidades e ameaças do mercado). Entenda a seguir o que deve ser analisado em cada um dos quatro passos.

1. Forças

Como o próprio nome já diz, nessa etapa você deve avaliar o que torna seu negócio forte frente aos concorrentes, quais são seus diferenciais. Pode ser o caráter inovador das suas soluções, ou a praticidade que oferece aos consumidores. Pode ser o baixo custo de produção, que permite uma boa margem de lucro e um preço competitivo. Quem sabe a sua tecnologia é mais avançada ou seu atendimento ao cliente é tão eficiente que gera alto nível de satisfação do consumidor.

Se você acredita que a sua empresa não tem diferenciais interessantes em relação à concorrência, pode ser um bom momento para avaliar o que pode ser feito para tornar a sua marca especial. As pesquisas de satisfação e de mercado são interessantes para medir como a sua empresa é vista pelos consumidores e de que maneira ela está se destacando (seja em pontos positivos ou negativos).

2. Fraquezas

Às vezes as fraquezas são mais difíceis de serem encontradas porque exige que os gestores sejam críticos em relação ao trabalho que vem sendo feito e ao modelo de negócio. Nesse momento é preciso avaliar o que está prejudicando a empresa ou o que precisa ser melhorado em relação ao produto ou serviço prestado.

A empresa pode ter, por exemplo, dificuldades em fidelizar os clientes porque não têm canais eficientes de comunicação. Em outros casos, pode ser que haja muito desperdício e perda no processo de produção, o que inviabiliza os preços competitivos. Ou sua grande fraqueza pode ser a falta de capacitação dos profissionais e de incentivo na busca por resultados, que impede de acompanhar as mudanças do mercado e inovar, provocando a perda de oportunidades.

Seja quais forem as fraquezas do seu negócio, elas não devem ficar no papel. Depois de identificá-las é preciso analisar de que forma você pode eliminá-las ou até criar novas forças a partir das mudanças. Utilizar o método PDCA pode ajudar a transformar as metas em realizações.

3. Oportunidades

As oportunidades são fatores externos aos quais não podemos controlar, mas precisamos ficar sempre atentos. Quando uma oportunidade surge e não aproveitamos, damos a chance de outra empresa passar na frente e tirar vantagem do momento.

Uma oportunidade pode ser um novo nicho de mercado que não tem sido explorado ou um diferencial que poucas empresas oferecem, por exemplo. Também pode haver uma tendência temporária que gera aumento de consumo de determinado produto. Que tal a alta do número de consumidores que passaram a comprar online e pedir delivery durante a pandemia da Covid-19? Datas comemorativas e Black Fridays também são oportunidades para as quais a sua empresa pode se preparar e se destacar no mercado.

Pense em uma nova necessidade dos consumidores que foi detectada, mas que ainda não existe produto que solucione. A sua empresa, porém, tem recursos humanos e tecnológicos e/ou financeiros para atender a esta demanda antes da concorrência. Isto é uma oportunidade e você pode abraçá-la e gerar mais receita, ou deixar passar, abrindo espaço para a concorrência.

4. Ameaças

Assim como as oportunidades, as ameaças também não podem ser controladas. Mas se você tiver uma boa estratégia e planejamento, você pode descobrir maneiras de minimizar  os danos e até revertê-los. Nessa etapa, é preciso pensar no que pode se tornar uma ameaça para o seu negócio.

Por exemplo, imagine que a sua empresa sofreu um ataque de hacker que roubou os dados de clientes ou alguma outra informação sensível que comprometa a estabilidade da empresa. Isso pode ser uma ameaça, especialmente para empresas de tecnologia, mas também de outros ramos, já que muitas empresas usam sistemas internos.

Supondo que a sua empresa precise de capital externo para crescer, ela pode ter dificuldades de pegar ou pagar empréstimos se houver aumento da taxa de juros. Nesse caso, os juros cobrados pelos bancos também aumentam e algumas dívidas podem encarecer. Se o índice de inflação ou de desemprego sofrer aumento, pode haver uma redução do poder de compra da população, impactando nas suas vendas.

E se tiver escassez de mão de obra ou de matéria prima? No caso do agronegócio, de que maneira os períodos de seca ou de chuva interferem na produção? A queda ou o aumento do dólar influencia no seu custo de produção e nas suas vendas, seja no interior ou no exterior?

Todos esses cenários podem ser considerados ameaças, a depender de cada empresa. Avalie quais são as ameaças que o seu negócio enfrenta hoje ou pode vir a enfrentar, e se prepare para elas.

De que maneira você pode usar a Análise SWOT

Como você pode ter observado, a Análise SWOT é muito bem aplicada para observar de que forma a sua empresa pode gerar mais oportunidades de mercado e resultados. Mas esse método também serve para a tomada de decisões micro.

Por exemplo, se você tem uma ideia para um novo produto, mas não sabe se vale a pena, você pode pensar quais são as forças e fraquezas da sua empresa que poderiam influenciar no desempenho das vendas. Da mesma forma, você pode observar se há oportunidade de mercado para aquele produto e se a concorrência ou algum outro fator apresenta ameaças.

O mesmo vale se você quiser criar um novo canal de comunicação com o público, ou se está pensando em criar um e-commerce. Existem diversas situações em que você pode utilizar a Análise SWOT ou FOFA para enxergar melhor o cenário e tomar decisões mais seguras.

Para que o método seja de fato eficiente, é sempre importante que você utilize dados consistentes para embasar a análise. Faça pesquisas de mercado e de satisfação, ou utilize dados de pesquisas públicas e privadas que possam contribuir para a geração de insights. Estudar a fundo a concorrência também é importante para entender com quem seu negócio está competindo.

Além disso, realizar a Análise SWOT da sua empresa, juntamente com a definição da Missão, Visão e Valores, são os primeiros passos para a realização do Alinhamento Estratégico do seu negócio.

É através dessas informações levantadas que será possível elaborar o Mapa Estratégico da empresa, que irá conter os objetivos estratégicos divididos nas quatro perspectivas do Balanced Scorecard (BCS): Aprendizado e Crescimento, Processos, Clientes e Financeiro.

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