Benefícios do Sistemas de Informação em indústrias

sistema de informação nas indústrias

Qualquer empresa que queira se manter internamente organizada e forte no mercado precisa dispor de informações. É necessário ter clareza sobre aquilo que acontece na empresa para que os resultados possam aparecer.

Quando se adota Sistemas de Informação ou Sistema Integrado de Gestão, a tomada de decisão é feita com mais embasamento e segurança. Isso permite que o gestor defina estratégias e modifique etapas do processo que não estão de acordo com as expectativas, por exemplo. Quando o sistema é falho, ou seja, passa informações erradas, as decisões também se tornarão equivocadas.

Entenda quais os benefícios de implantar um sistema de informação na sua empresa e confira algumas soluções para o setor da indústria.

O que é Sistema de Informação

Ao adquirir um Sistema de Informação (SI), é possível coletar e processar dados com o auxílio de hardwares e softwares a fim de atender aos objetivos da empresa. O SI está diretamente relacionado com a organização, coordenação e controle das práticas de trabalho e a tomada de decisão. Através dele, é possível analisar problemas, encontrar soluções e até criar novos produtos e serviços.

Existem dois tipos de sistemas: o sistema de apoio às operações e o sistema de apoio gerencial. O primeiro se refere ao processamento de transações e controle de processos industriais. Já o segundo, oferece dados para a tomada de decisões.

Ao implantar um sistema de informação deve-se levar em conta a necessidade da empresa. Além disso, as ferramentas precisam ser acessíveis para que os funcionários sejam capazes de utilizá-lo. Para isso, é necessário treinar todos os profissionais envolvidos, para que saibam gerar dados e analisá-los através das ferramentas certas.

Alguns exemplos de sistemas que podem ser implantados são voltados para controle de compras, produção, estoque, finanças, relacionamento com o cliente, entre outros.

Benefícios de adotar um Sistema de Informação

Um bom gestor não deve se basear em palpites e achismos ou deixar o futuro da empresa ao encargo da sorte. É preciso ter dados para não administrar o negócio às cegas e poder ter uma visão do rumo que as coisas estão tomando.

Quando sabemos onde estamos e onde queremos chegar, podemos fazer investimentos mais bem planejados e corrigir aquilo que está nos impedindo de alcançar nossos objetivos. Por isso, empresas que possuem um SI tendem a ter vantagem competitiva no mercado, pois sua organização, comunicação interna e controle são muito maiores.

O sistema ajuda na redução de ruídos de comunicação, integrando os setores de produção e evitando atrasos na distribuição de dados. Desta forma, fica mais fácil observar os resultados através dos relatórios e identificar a origem das falhas.

Além disso, é possível ter um melhor controle de ganhos e custos. Isso te permite observar quais produtos são mais vantajosos financeiramente ou aqueles que estão gerando prejuízo, possibilitando ajustes a fim de aumentar o lucro.

O sistema também permite aumentar a produtividade e reduzir o retrabalho e o desperdício. Desta forma, os funcionários terão mais tempo para investir em outras demandas, e a empresa poderá economizar em custos.

A aplicação do Sistema de Informação em indústrias

As vantagens do SI são diversas para todos os setores da indústria. Separamos aqui três exemplos de como essa ferramenta seria necessária para realizar uma gestão mais profissional. Confira os exemplos a seguir:

Produtores de laticínios

Em indústrias de laticínios, por exemplo, o sistema de informação permite a integração entre os setores e o maior controle da produção. Além de otimizar o tempo de trabalho, aumentando a produtividade, o SI permite fazer um controle de qualidade, identificando gargalos, evitando desperdícios e reduzindo custos.

O ERP, por exemplo, permite que todas as informações estejam interligadas, como: entradas de matéria-prima, lançamentos de produção, controle de estoque, faturamento, financeiro e outros .

O SI também pode colaborar com o relacionamento com funcionários e fornecedores, evitando falhas de comunicação e atrasos na entrega. Desta forma, é possível oferecer ao mercado produtos de qualidade a preços competitivos.

Mineradoras

Nas mineradoras, essa organização também é necessária para aumentar a margem de lucro, mantendo ou elevando a qualidade do produto. Por isso, muitas empresas adotam Sistemas de Informação a fim de otimizar as operações de lavra, desmonte, movimentação, transporte, beneficiamento e embarque. Além da possibilidade de ter um maior controle sobre o estoque e compra de suprimentos e almoxarifado.

O gestor também pode se antecipar para a necessidade de manutenção de máquinas e equipamentos, impedindo que o trabalho seja interrompido e gere prejuízos por conta de problemas mecânicos.

Indústria de bebidas

Assim como na produção de laticínios, na indústria de bebidas os sistemas também podem colaborar com o controle de qualidade. Lotes perdidos e desperdícios na hora do envase geram gastos e ter esse cuidado é primordial para a saúde financeira da empresa.

Além disso, produtores de bebidas precisam ficar de olho no estoque, para garantir que não faltem insumos para a produção. Quando se tem um sistema para auxiliar na gestão, é possível acompanhar as entradas e saídas, na intenção de observar qual o momento certo de fazer a encomenda com o fornecedor. Desta forma, os insumos não irão faltar e prejudicar a produção.

Você sabe como melhorar a gestão de rotina no dia a dia da sua empresa? Baixe gratuitamente o e-book e saiba como gerar grandes resultados através da organização dos processos.

Compartilhar