Marketing de laticínios: aprenda a vender mais

Para ter uma empresa bem sucedida é inevitável a necessidade de pensar a sua imagem no mercado. E isso se aplica também às indústrias de laticínios.

A construção das grandes marcas envolve muito mais do que a escolha do logo e da embalagem dos produtos. Envolvem os valores da marca, a qualidade dos produtos e a relação com os colaboradores, fornecedores e clientes. E tudo isso pode ser trabalhado através do marketing, seja ele digital ou tradicional.

O marketing é muito mais do que a divulgação de produtos e promoções. Suas estratégias permitem construir a impressão que as pessoas terão da sua empresa e dos seus produtos, estimulando a compra e fidelizando clientes, sejam eles consumidores ou outras empresas.

Além disso, marcas que possuem um nome forte no mercado tendem a ser mais competitivas e podem, inclusive, atrair os olhares de investidores.

E para que a sua indústria possa melhorar a sua imagem e aumentar as vendas no ramo de laticínios, reunimos aqui cinco dicas para colocar em prática na sua estratégia de marketing.

Como usar o marketing para aumentar as vendas

O primeiro passo para planejar uma estratégia de marketing eficiente é entender que a venda será uma consequência do trabalho bem feito. E isto não tem a ver apenas com a divulgação, mas também com a qualidade do produto que chega até o consumidor.

Manter os padrões de produção e garantir a qualidade dos alimentos é o que vai fazer com que o cliente se sinta satisfeito com a sua compra. A satisfação já é um passo importante para fidelizar o cliente e torná-lo um propagador da sua marca.

Mas existem também estratégias de marketing que podem colaborar com a experiência do cliente. Confira a seguir cinco dicas para implementar no planejamento de marketing da sua empresa:

Presença digital

Hoje em dia, ter presença digital é fundamental para qualquer negócio que queira ser visto, principalmente se existe pouco capital para investir em marketing. Além do meio digital ser cada vez mais acessado por pessoas de todas as idades e classes econômicas, anunciar nessas mídias é muito mais barato.

Enquanto na televisão, um anúncio de 30 segundos no intervalo de um jornal noturno pode custar alguns milhões, os investimentos em Google Ads ou Facebook Ads podem começar com poucas dezenas ou centenas de reais. Além disso, a possibilidade de segmentar o público-alvo das campanhas, permite que a verba seja melhor aproveitada, pois o anúncio será mostrado apenas para um perfil de público que pode ter mais interesse no seu produto.

Mas não se esqueça que no meio digital é possível fazer marketing até sem gastar um centavo. Se você tem um bom site e é ativo nas redes sociais, é possível produzir diversos conteúdos de qualidade que vão chamar a atenção do seu público e gerar engajamento.

Os resultados ainda podem ser potencializados com técnicas de SEO a longo prazo e muito estudo. Mas se for possível investir em patrocínios, mais rápido pode ser seu retorno sobre o investimento (ROI).

Produção de conteúdo

O grande segredo do marketing é ter uma identidade de marca bem definida e conhecer o seu público-alvo. Quando você observar o perfil dos seus clientes, certamente irá perceber que existem alguns padrões.

É necessário observar qual a idade das pessoas que consomem seu produto, escolaridade, gênero, localidade, profissão, hobbies, costumes, dentre outras informações demográficas e comportamentais. E o mais importante: entenda quais são os problemas e necessidades que o seu cliente tem e como sua empresa pode ajudar.

Por exemplo: seus clientes compõem um público que quer se alimentar cada vez melhor? Sua equipe de marketing pode produzir blogs e posts nas redes sociais dando dicas nutricionais que colaborem para que eles aprendam a ter uma alimentação mais saudável.

Outra ideia que pode ser aplicada tanto nas redes sociais quanto fora delas, é o compartilhamento de receitas utilizando os seus produtos lácteos. Você certamente já observou rótulos com receitas ou livros de receitas que são dados de brinde. As pessoas adoram descobrir ideias novas para as refeições, lanches e sobremesas.

Outra estratégia é trazer o público para mais do dia a dia da empresa, mostrando curiosidades do processo de produção e educando seus clientes. Por exemplo: se sua empresa investe em tecnologias para evitar o desperdício na produção ou tem a própria estação de tratamento de resíduos, a marca pode mostrar qual a importância disso para a qualidade do produto e o cuidado com o meio ambiente.

E quem são as pessoas por trás da produção dos alimentos? Mostrar que a marca é composta por pessoas reais pode fazer com que o público se identifique e crie empatia. Conte a história dos seus gestores e colaboradores e porque eles gostam tanto de trabalhar nesta empresa.

Marketing de influência

O marketing de influência não é uma estratégia nova. Desde muito tempo as propagandas de TV já utilizam a imagem de famosos para indicar determinados produtos. Com a ampliação do alcance das redes sociais, surgiu uma nova profissão, os influenciadores digitais, e muitas marcas já aprenderam como fazer parcerias vantajosas.

Supondo que o seu público de clientes finais seja em maioria mulheres que seguem influenciadoras fitness. Você pode criar um contrato com uma influenciadora que irá usar os seus produtos, fazer vídeos e fotos falando porque gosta deles e como os insere na rotina de treinos.

Outro exemplo são os canais do Youtube que ensinam a fazer receitas e podem receber o patrocínio da sua marca para usar sua variedade de queijos, requeijão e outros laticínios.

Ou, caso o seu público principal seja profissionais de gastronomia, pense em criar uma parceria com chefs conhecidos para mostrar que os seus produtos fazem parte da composição dos pratos. Essas ações também podem chamar a atenção de revendedores e distribuidores que percebem como sua marca está se destacando no mercado.

Quando a marca conhece o próprio público e se atenta às tendências, há diversas possibilidades que podem ser colocadas em prática com uma boa dose de criatividade.

Ações e campanhas

Um exemplo clássico de ação de marketing é a degustação nos pontos de venda em época de lançamentos. A menos que sua marca já tenha nome no mercado, dificilmente as pessoas irão comprar algo que não conhecem e nem ouviram falar. Por isso, dar uma provinha é uma forma de conquistar a confiança do consumidor. Isso também pode ser feito com influenciadores digitais.

Você também pode fazer divulgações com fotos e vídeo-propaganda dos seus produtos, mostrando como ele é saboroso e como pode ser usado em diversas receitas. Mas que tal ser ainda mais ousado?

Por que não criar um concurso que mobilize consumidores a compartilhar suas receitas caseiras a fim de ganhar uma cesta com seus produtos? Ou, caso sua empresa tenha autoridade no mercado, criar um concurso onde chefs de restaurantes criam pratos que serão degustados e avaliados pelo público ou pelos jurados?

Marketing societal

Há diversos tipos de ações e campanhas de marketing que podem ser feitas com foco nos seus produtos. Mas com as mudanças nos padrões de consumo e nos valores do público, muitas marcas têm percebido a importância da humanização. Por isso, algumas campanhas têm focado nos valores da marca.

O que seriam esses valores? São aquilo em que a sua empresa e os seus colaboradores acreditam e que motiva o trabalho.

Indústrias de embalagens podem incentivar a reciclagem e apoiar instituições que trabalham em prol da vida marinha. Indústrias de cosméticos podem optar por não realizar testes em animais e incentivar o fim dos maus-tratos. Indústrias de papel podem investir em reflorestamento, tornando a produção sustentável e mostrando a preocupação com o meio ambiente.

Esses exemplos focam apenas em indústrias, mas há diversas campanhas sendo realizadas por empresas pequenas e grandes mundo afora, em todos os segmentos. Uma indústria de alimentos, por exemplo, pode fazer campanhas contra o desperdício e doar cestas básicas a comunidades carentes em prol do combate à fome.

Tudo depende de qual bandeira a sua empresa defende e também do que é importante para o seu público-alvo. Ações de marketing societal podem começar com o envolvimento da comunidade ou instituição local e até tomar proporções globais.

Isso parte da consciência dos gestores e colaboradores sobre a sua responsabilidade social, que leva a colocar em prática ideias que fazem a diferença para a sociedade e para o meio ambiente.

Ao mostrar aos consumidores que a sua marca se importa, são agregados valores positivos à imagem da empresa. E isso ajuda a fazer com que sua marca e os seus produtos sejam lembrados, aumentando seu potencial de competir no mercado.

Com uma estratégia de marketing forte, sua marca pode se tornar mais conhecida, levando ao aumento das vendas. Quer receber mais dicas para melhorar a gestão e as vendas da sua indústria de laticínios? Se inscreva na nossa newsletter.

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