Responda à seguinte pergunta: quantas vezes você deixou de dar a devida atenção a tarefas importantes por falta de otimização de processos?
O dia a dia na gestão de uma empresa é muito desafiador, por isso você precisa ter ferramentas que auxiliem no seu trabalho. Aplicativos e softwares podem ajudar muito a economizar tempo e aumentar a produtividade. Desta maneira, sobra mais tempo para analisar dados e tomar decisões importantes, sabendo que tudo está em ordem.
Na rotina das indústrias, é necessário lidar com diversas etapas do planejamento, da produção e da venda. Relacionamento com fornecedores, controle de caixa, custos e estoque, emissão de notas fiscais, relatórios de vendas e pagamento de impostos são algumas das funções que tomam a maior parte do tempo dos gestores e da sua equipe.
Pensando nisso, reunimos aqui seis aplicativos que podem te ajudar a melhorar a organização interna, padronizando os processos e otimizando os resultados. Com essas ferramentas é possível ter mais controle sobre o que acontece na empresa e ter mais foco sobre as tarefas que devem ser realizadas.
Confira seis soluções que podem mudar a rotina da sua indústria.
6 ferramentas para ajudar na gestão da sua empresa
- Bling
O Bling é um sistema bastante completo de gestão de empresas e tem versões desktop e mobile. Nele é possível cadastrar clientes e fornecedores, lançar vendas, emitir nota fiscal, controlar o estoque e o caixa, gerar relatórios, dentre outros benefícios.
Para indústrias, há ainda outra grande vantagem. O sistema permite fazer os cálculos da produção e contabilizar o tempo gasto durante cada processo.
A plataforma também pode ser integrada ao e-commerce e até mesmo aos Correios, por exemplo. É possível usar o sistema gratuitamente ou escolher um dos planos para aproveitar uma maior gama de recursos.
- Qipu
O Quipu é fruto de uma parceria entre o Sebrae e o Buscapé. A plataforma tem como objetivo facilitar a gestão financeira de microempreendedores, orientando-os sobre suas obrigações fiscais e benefícios.
Através do aplicativo, é possível receber alertas sobre contribuições fiscais, emitir nota fiscal paulista e recibos, controlar as finanças e até facilitar a declaração anual. A ferramenta está disponível nas versões gratuita ou paga e também pode ser acessada nos desktop.
- Google Planilhas
A Google possui diversas ferramentas que auxiliam na gestão de empresas. Uma delas é o Google Planilhas, que permite criar tabelas e gráficos gratuitamente, que podem compor os relatórios da empresa.
As planilhas podem ser utilizadas, por exemplo, para registrar despesas e vendas, cadastrar clientes, controlar o estoque, dentre outras possibilidades. As funções de soma, subtração e outras ajudam no controle do fluxo de caixa, eliminando problemas de organização.
- ContaAzul
A ContaAzul também visa melhorar a gestão financeira de micro e pequenas empresas. Ele permite gerar boletos, controlar o fluxo de caixa diariamente, gerir produtos e estoques, emitir notas fiscais, gerar relatórios, fazer integração bancária, entre outros recursos.
Um grande diferencial é a possibilidade de contratar o serviço de contabilidade, que ajuda a sua empresa a lidar com questões burocráticas, como declarações e débitos fiscais. A plataforma é paga, mas oferece período de teste grátis e diferentes planos.
- Asaas
O Asaas é um software que visa facilitar a gestão de cobranças. Com ele, é possível automatizar o envio e recebimento de pagamentos via boleto e cartão de crédito. Ele também avisa quando o pagamento foi concluído ou se está perto da data de vencimento, dentre outros recursos.
Diferente das outras plataformas, esse aplicativo não possui mensalidade ou taxa de adesão. As cobranças são feitas sobre cada fatura emitida.
- Trello
O Trello é uma ferramenta que permite organizar a rotina de trabalho ou pessoal de maneira simples. Ele funciona como uma lista de tarefas, o que é bastante útil para não esquecer compromissos ou processos que precisam ser realizados.
Essa ferramenta pode ser utilizada tanto por gestores quanto para integrar a equipe, fazendo registros em um só lugar. As listas podem ser personalizadas, criando sessões como: tarefas a fazer, em andamento e concluídas, de forma a marcar o progresso.
Para melhorar ainda mais a padronização dos processos da sua empresa, baixe gratuitamente o nosso guia sobre Gestão de Rotina. Nele, explicamos como utilizar o método PDCA para melhorar a gestão.